THE IMPORTANCE OF LEGAL KNOWLEDGE IN REGULAR EDUCATION SCHOOLS IN BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.59133/rjmpac.v2i1.40Keywords:
legal knowledge; Federal Constitution; legal education; regular education.Abstract
The article will have a qualitative approach, with an exploratory objective, will evaluate from a scientific point of view the possibility of applying legal knowledge in regular schools, having as a procedural basis a bibliographic research, from scientific articles and legislation. It will be an inductive method article, analyzing the statements presented by articles related to the theme, as well as the statements of the federal constitution itself, in its articles that deal with social and political rights, focusing on intrinsic rights that help citizens to exercise their citizenship, researching and exploring the constitutional support for this application, because its presentation alone will not be enough to meet the objective as a whole, it is necessary to have simple and accessible ways to this knowledge, not only for young teenagers in high school, but to all people who deserve the right to be educated about the most basic of their rights.
References
ARRUDA JÚNIOR, Edmundo Lima de. Educação Jurídica e Universidade Pública. In: RODRIGUES, Horácio; ARRUDA JÚNIOR, Edmundo Lima de. Educação Jurídica - Volume II, 2. ed. corr. Florianópolis: FUNJAB, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99622. Acesso 06 Abr 2022
BASILIO, Dione Ribeiro, Direito à Educação: Um Direito Essencial Ao Exercício da Cidadania. Sua Proteção à Luz da Teoria dos Direitos Fundamentais e da Constituição Federal Brasileira de 1988, 2009, Dissertação de Mestrado - curso de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo,2009 Disponível Em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-02122009-152046/pt-br.php Acesso em 06 Abr 2022.
BERNADES,Wilba Lúcia Maia, Constituição Cidadania e Estado democrático de Direito, Revista do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, vol 4. n 4 . p 185-229. 2003
Disponivel Em https://www.corteidh.or.cr/tablas/r26326.pdf Acesso em 06 Abr.2022
BRANDÃO, Vinicius Paluzzy; COELHO, Melissa Meira V, Inclusão na educação básica de disciplina direcionada aos direitos e garantias fundamentais constitucionais, como instrumento para realização do pleno exercício da cidadania. Revista Online FADIVALE, Governador Valedares, Ano IV, Nº 7, p 16-32. 2011 Disponível Em:https://silo.tips/download/palavras-chave-educaao-direitos-fundamentais-garantias-fundamentais-cidadania, Acesso em 03 Mai 2022
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso Em 06 Abr 2022
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível Em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm Acesso em 06 Abr 2022
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Disponível Em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso Em 06 Abr 2022
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível Em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso Em 06 Abr. 2022.
BRASIL. Decreto-lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introdução as normas do direito brasileiro Disponível Em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del4657compilado.htm. Acesso Em 03 MAI 2022
BRASIL. Projeto de Lei nº 70, de 2015. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para inserir novas disciplinas obrigatórias nos currículos dos ensinos fundamental e médio. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=119869
Acesso em 03 MAI 2022
CAVALCANTI, Aline Ribeiro; RIBEIRO, Verônica de Sousa; RIEDLINGER, Camila de Bortoli Rossatto, A Inclusão do Ensino de Direito Constitucional na grade Curricular da Educação Básica: um estudo a partir do Projeto de lei nº 70/2015 ,Revista Novos Desafios, v.1 , n. 3, p. 16-30, 09 de Set 2021 Disponível Em: https://novosdesafios.inf.br/index.php/revista/article/view/8 Acesso em 06 Abr 2022
FELINTO, Emanuel Lucas Hilário, A Imprescindibilidade do Direito na Grade Curricular Básica a Fim de Facilitar a Promoção da Democratização do Conhecimento Jurídico,2021, Dissertação - curso de Direito, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba,2021 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20265 Acesso em 06 Abr 2022
MONTEIRO, Santiago Castigio , Aprendendo Direito: Reflexões para Um Ensino Escolar Que Garanta o Conhecimento Jurídico para a Cidadania,2017, Dissertação de mestrado, - curso de direito, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, São Paulo ,2017 Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150735. Acesso em 06 Abr 2022
MORAIS, Alexandre de. Direito Constitucional. 13. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
NALINI, J. R. Novas perspectivas no acesso à justiça. Revista CEJ, v. 1, n. 3, p. 61-69, 12 dez. 1997. Disponível Em: https://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/114 . Acesso Em 03 MAI 2022
PARO, Vítor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação, Livro. 2 ed.2007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REVISTA JURÍDICA DO MPAC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
§ 1º Os autores cedem à Revista os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre eles eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
§ 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
§ 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.