EDUCAÇÃO BRASILEIRA

IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59133/rjmpac.v2i1.38

Palavras-chave:

Políticas públicas, Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Educação inclusiva

Resumo

Este artigo tem o propósito de identificar, reunir e refletir analiticamente as políticas públicas e a educação inclusiva. Com esse pensamento, buscou-se expressar nessa discussão a influência das políticas públicas nas políticas educacionais, colocando em evidência as mudanças que tais políticas trazem para a educação, principalmente, para melhorar a educação inclusiva no país, que tem como consequência a ampliação e qualidade do ensino. A partir da análise de documentos e estudo de referenciais teóricos, se investigou ainda os enfoques das políticas educacionais nas últimas décadas. Como resultados parciais deste estudo bibliográfico destaca-se a importância fundamental do resgate histórico da educação inclusiva e as lutas em prol de reconhecimento e respeito como forma essencial de lutar pelos direitos. Dessa forma, conclui-se assim, que a partir do conhecimento da legislação e o reconhecimento, gestores e professores possam exigir mudanças nas escolas a fim de atender as necessidades dos alunos especiais.

Biografia do Autor

Fabiana David Carles, Universidade Federal do Acre

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2019). É Professora do Magistério Superior, área de Direito, em regime de Dedicação Exclusiva, pertencente ao Quadro Permanente de Pessoal Docente, do Campus de Cruzeiro do Sul da Universidade Federal do Acre - UFAC. Professora permanente do Programa de Pós-graduação de Ensino em Humanidades e Linguagens (Ppehl). Atua como avaliadora dos curso de graduação em Direito junto ao MEC desde 2021. Coordenadora de campo de pesquisa aprovada no Edital de Convocação Pública número dois, da quinta edição da Série Justiça Pesquisa do Conselho Nacional de Justiça.

E-mail de contato: fabi.carles@gmail.com

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1311522891823358

Erica Nogueira da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre (2021). Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação pela UFAC, (2015). Licenciada em Ciências Biológicas pela UFAC, (2013). Curso Técnico em Análises Clínicas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC (2019). Tem experiência na área da educação, trabalha como docente desde o ano de 2013, com vínculo pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes, (SEE/AC), atualmente é docente na Escola de Ensino Médio Integral Craveiro Costa, com a disciplina de Biologia. Atuou como supervisora do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), pela UFAC no período de 04/2015 a 02/2018, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente é preceptora do programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Acre. E-mail: ericaintegralcc@gmail.com.

Luciana de Vasconcelos Holanda, Universidade Federal do Acre

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre (2021). Especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade Euclides da Cunha (2018). Licenciada em Letras/Inglês pela UFAC (2003). Tem experiência na área da educação, trabalha como docente desde o ano de 1992, com vínculo pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEDUC/AM), atua como docente, desde 2012 na EEP José Elno Ferreira de Souza, com as disciplinas de Língua Inglesa, Sociologia e Artes. E-mail: lu_celos@hotmail.com.

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Publicado

14-02-2023

Como Citar

DAVID CARLES, F.; NOGUEIRA DA SILVA, E.; DE VASCONCELOS HOLANDA, L. EDUCAÇÃO BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO INFANTIL. REVISTA JURÍDICA DO MPAC, Rio Branco, v. 2, n. 1, p. 30–47, 2023. DOI: 10.59133/rjmpac.v2i1.38. Disponível em: https://ojs.mpac.mp.br/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 1 maio. 2024.