TRIBUTAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS
DOI:
https://doi.org/10.59133/rjmpac.v2i1.41Palavras-chave:
Criptomoedas, Direito Tributário, Tributário Nacional, Tributação, Imposto sobre Operações FinanceirasResumo
Esse artigo trata-se das criptomoedas com exemplo do bitcoin, onde configuram um novo desafio ao mundo jurídico, uma vez que, a maioria de seu conteúdo não está pautado pelas normas jurídicas estatais. Baseado neste princípio o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise teórica conceituando a criptomoeda. Ainda irá identificar a legislação fiscal aplicada nas transações realizadas com o criptoativo, demonstrando quais as hipóteses de incidência do imposto de renda, bem como a sua natureza jurídica, para então observar de que maneira o Sistema Tributário Nacional incide nas suas operações e as formas efetivas para a cobrança desses tributos. Portanto, será realizado uma abordagem jurídica utilizando dos conhecimentos provenientes de livros e autores correspondentes, do Sistema Tributário Brasileiro, da Constituição Federal e do Ministério da Economia. Este artigo abordará o método indutivo, pois observará o conceito da Criptomoeda para análise da afetiva declaração e suas tributações. Por fim, após os estudos realizados, a Receita Federal equiparou as criptomoedas como ativo financeiro para declaração do imposto de renda e mostrou que o IOF foi o dispositivo que mais se identificou para as operações envolvendo os criptoativos.
Referências
ABRAGAM, Marcus. Curso de Direito Tributário Brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
ALEXANDRE, Ricardo. Direito Tributário - 12. ed. Salvador: Juspodivm, 2018.
ANDREA, Vinicius Rafael. O Bitcoin – Liberdade Econômica e a Regulamentação Jurídica do Estado. UNICESUMAR: Maringá – PR, 2018.
BRASIL. Receita Federal. Imposto sobre a renda da Pessoa Física. 2016. Disponível em: https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2016/pergunta
o/irpf2016perguntao.pdf. Acesso em: 01 mai. 2022.
BRASIL. República Federativa do Brasil. Ofício Circular 4081/2020/ME. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/drei/legislacao/arquivos/OfcioCircula
r4081criptomoedas.pdf. Acesso em 01 de mai. 2022.
BREUNIG, Leonardo Henrique. Bitcoin: Ativo Financeiro ou Moeda Digital? Santa Cruz do Sul, UNISC, 2020.
CAMARA, Michele Pacheco. O Bitcoin É Alternativa Aos Meios De Pagamento Tradicionais? Porto Alegre, RS; UFRGS, 2014.
CAMPOS, Emília Malgueiro. Criptomoedas e Blockchain: o direito no mundo digital. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2018
CARVALHO, Carlos Eduardo; PIRES, Desiree Almeida; ARTIOLI, Marcel; OLIVEIRA, Giuliano C. Bitcoin, Criptomoedas, Blockchain: Desafios analíticos, reação dos bancos, implicações regulatórias. 08 de novembro de 2017. Disponível em: liberdadeeconomica.mackenzie.br. Acesso em: 21 mar. 2022.
DOMINGUES, Vitor. Tributação de Criptomoedas: Uma análise sobre as possíveis hipóteses de incidência dos fatos geradores. Brasília, 2020.
GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Manual de Direito Civil: Volume único. São Paulo: Saraiva, 2017.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. v. 1. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
HAGE, Matheus Briglia. As criptomoedas e as suas Relações Tributárias. UFB. Bahia, 2018.
MAIA, Matheus Holanda. Criptomoedas e sua utilização como um sistema de pagamento. UFP: Recife, 2021.
MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Tributário. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2020.
MORAIS, Carlos Yury Araújo. In NETO, João Batista Brandão. Tributação das Operações com Criptomoedas. Teresina: Arquivo Jurídico – ISSN, 2014.
RIBEIRO, Heloisa Dias. A incidência da Tributação nas Operações com Criptomoedas. São Paulo: Cadernos Jurídicos da Faculdade de Direito de Sorocaba,
SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SILVEIRA, Renato de Mello Jorge. Bitcoin e suas fronteiras penais: em busca do marco penal das criptomoedas. Belo Horizonte: D’Plácido, 2018.
STELLA, Júlio Cesar. Moedas Virtuais no Brasil: como enquadrar as criptomoedas. Revista da PGBC – V. 11 – N. 2 – dez. 2017. Disponível em: https://academy.binance.com/pt/articles/a-complete-guide-to-cryptocurrency-trading-for-beginners?utm_campaign=googleadsxacademy&utm_source=googleadwords_in
t&utm_medium=cpc&ref=HDYAHEES&gclid=CjwKCAjw14uVBhBEEiwAaufYx3FRNv0oBOhUy5Gs0XG0ecvWAeFw7mFTT4-3rYZi3mSru-Seqwi4AhoC3nMQAvD_BwE. Acesso em 01 de mai. 2022.
SOUSA, Ana Katrine. O desafio da Tributação das Criptomoedas sob a Ótica do Imposto de Renda. UFC: Bahia, 2020.
TORRES, Heleno Taveira. Direito Constitucional Financeiro: Teoria da Constituição Financeira. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
ULRICH, Fernando. Bitcoin - A moeda na Era Digital. 1a ed. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.
ZILVETI, Fernando Aurelio; NOCETTI, Daniel Azevedo. Criptomoedas e o Sistema Tributário do Século XXI. Revista Direito Tributário Atual, n.44. p. 491-510. São Paulo: IBDT, 2020. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:J2T_cb3wFgIJ:https://ibdt.
org.br/RDTA/wp-content/uploads/2020/05/fernando-e-daniel.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 01 de mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA JURÍDICA DO MPAC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
§ 1º Os autores cedem à Revista os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre eles eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
§ 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
§ 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.